O objetivo agora é fazer variar a tensão e corrente em um circuito simples através de um potenciômetro, bem como fazer a nossa primeira solda.
Para isso vamos precisar de algumas coisinhas.
Lista de Material
-1 potênciometro 2KΩ linear
-Led
-Bateria 9v
-Ferro de solda
-Solda
-Protoboard
-Multímetro
-Pedaços de fio 24 AWG
Experimento 6.1
Vamos usar praticamente o mesmo circuito dos capítulos anteriores vamos apenas substituir o resistor por um potenciômetro para podermos variar a luminosidade do led (e talvez queimá-lo).
Vamos começar conhecendo o potenciômetro:
Potenciômetro
O potenciômetro nada mais é do que uma resistência com valor variável.
Vamos desmontá-lo para vê-lo por dentro? Se tomar cuidado poderá utilizá-lo novamente:
Nós já conhecemos o princípio de funcionamento do potenciômetro: a resistência aumenta com a distância.
Aproveite que seu potenciômetro esta aberto e faça algumas observações. O que acontece com as distâncias entre os terminais? Enquanto a distância entre o terminal do meio e um dos extremos aumenta , a distância para o outro terminal diminui, não é isso? Vamos provar. Coloque seu multímetro na escala de medição de resistência e gire o potenciômetro todo para esquerda e faça uma medição do terminal da esquerda e do centro. Assim:
E o que acontece se eu medir a resistência entre os terminais extremos e variar a posição do cursor?
A resistência medida é sempre a máxima nominal do potenciômetro independente da posição do cursor. Você consegue dizer por quê? Simples, não. A distância entre os terminais extremos é sempre a mesma, pois apenas o terminal do centro tem sua posição móvel, por isso é em relação a ele que a distância e consequentemente a resistência muda. O próprio símbolo do potenciômetro sugere isso.
Vamos montar nosso circuito agora.
Você irá perceber que o terminais do potenciômetro não encaixam na protoboard. Vamos aproveitar essa dificuldade para realizar nossa primeira solda.
Vamos soldar pedaços de fio 24 AWG no terminal do centro e em um dos extremos. Antes de fazer a soldagem dê uma boa estudada no quadro Técnicas de soldagem.
Dê uma olhada no circuito pronto. Experimente girar o cursor do potenciômetro até o final. Hehe! Desculpe, eu não resisti. Este estalo que você ouviu foi seu led queimando. Esse já era. Porque isso aconteceu? Você reduziu sua resistência a zero e a tensão sobre o led foi a tensão da bateria e , lembre-se, o led funciona até o máximo de 3 V. Se te deixa menos furioso , eu fiz o mesmo na minha primeira vez.
Faça outras experiências medindo a tensão sobre o led a medida que você varia a resistência no potenciômetro. Meça a corrente no circuito (não esqueça que deve interromper o circuito e colocar o multímetro em série nele para medir a corrente).
Autor
Marcos Pizzolatto
Referências :
hum muito bom circuito simples, gostei
ResponderExcluirps:não queimei o led ;P coloquei resistor 270R para ver se salva ele, deu certo mais quase ele morria
Obrigado pela participação.
ResponderExcluir