Neste capítulo conheceremos o relê e depois o utilizaremos em um circuito simples conhecido como oscilador.
O relê permite que se controle correntes ou tensões maiores a partir de correntes ou tensões menores. Como se fosse um interruptor eletromagnético.
A determinação do relê deve ser feita pelo sinal de entrada capaz de acioná-lo e por quanto de carga ele irá controlar. Por exemplo: DC 12V 10A 125VAC. Significa que você pode acioná-lo com 12 V CC e com isso uma carga de até 10ª e 125 V AC pode ser conectada a ele.
Traduzindo. Quando você injetar 12Vde corrente contínua na bobina do relê a carga de até 10A em 125 V de corrente alternada será ligada ou desligada conforme as conexões nos terminais NA e NF forem efetuadas.
Vamos praticar para entender melhor.
Experimento 8.1
O Oscilador com relê
Este experimento da forma como está construído não tem muita aplicação prática, mas lhe permitirá entender melhor o funcionamento do relê.
Lista de Material
- Relê 12VCC 10A 125 VCA
- 2 leds de cores diferentes
- Resistor 680Ω
- Capacitor eletrolítico 1000µF
- Chave liga-desliga
- fonte 12 V
Logo de cara solicitei uma bateria 12V. Por que eu não uso a mesma bateria de 9V que vínhamos utilizando? Isso não é nenhuma sacanagem para fazer você ter que comprar outra bateria. Aproveitei a oportunidade para que você pudesse produzir sua própria fonte. Afinal, somos makers , ou não?
Se você já providenciou sua fonte 12 V podemos voltar ao nosso oscilador. Aqui estão nossos circuitos em simulação:
Chave Desligada , Bobina do relê desenergizada:
Chave ligada , Bobina do relê energizada:
Vamos fazer uma alteração em nosso circuito? Basta acrescentar ao mesmo circuito o capacitor eletrolítico de 1000µF. Cuidado com a polaridade do capacitor.
Você consegue dizer o que vai acontecer?
O capacitor funcionará como uma espécie de bateria recarregável. Quando você acionar a chave o rele faz um “clique” lento e aciona o led azul. Mas quando você desliga a chave o led amarelo demora um segundo para acender porque o capacitor manter por este tempo energizada a bobina do relê.
Autor
Marcos Pizzolatto
Comentários
Postar um comentário