Vamos agora desenvolver circuitos usando os transistores bipolares e os PUT. Assim, poderemos vê-los em uma aplicação prática.
Vamos começar montando o circuito do capítulo anterior, fazendo uma pequena alteração: colocamos um capacitor de 0,0047µF no lugar daquele de 0.01 µF. Um capacitor com uma capacidade de carga menor vai fazer o led piscar mais rápido.
Deixe o circuito exatamente como está e vamos acrescentar a ele outro muito parecido. No lugar do led do primeiro circuito utilizaremos um Buzzer de 2V 500MHz ou outro equivalente, por exemplo um buzzer de 200 Hz ou um alto-falante de 8Ω de algum rádio velho.
Quando você montar esse circuito o buzzer irá começar soar a intervalos como uma sirene de polícia. Se tiver disponibilidade troque os capacitores por valores maiores para ver o que acontece. O intervalo entre as piscadas do led e dos “altos e baixos” do buzzer será maior.
Mas vamos melhorar mais ainda nosso circuito. O que aconteceria se ligasse um transistor bipolar antes do buzzer? Lembre-se transistores bipolares são amplificadores de corrente. Uma pequena tensão na Base faz a corrente maior circular entre o coletor e o emissor, ou seja, temos uma amplificação de sinal. Assim poderemos colocar um buzzer “menor” e ver seu sinal amplificado. Se precisar volte ao capítulo 9 - Transistores para relembrar seu funcionamento.
Eu optei por um buzzer de 200Hz, mas você pode usar um alto-falante usado tirado de algum rádio antigo ou outro qualquer, mesmo que ele seja pequeno 1 ou 3 polegadas, aqui não importa, porque o objetivo é fazer um alto-falante “menor” atuar como um “maior” graças a amplificação. Veja o circuito:
Nossos circuitos cresceram, não é mesmo?
Monte-os com paciência tentando entendê-los. Não se importe de queimar componentes, mas se isso acontecer tende compreender o porquê.
Autor
Marcos Pizzolatto
Comentários
Postar um comentário