O que acontece de fato, na prática, quando você aperta a tecla correspondente à letra ‘A’ no seu teclado? A letrinha calça seu chinelinho e sai correndo do teclado indo se grudar no monitor?
Em termos simples, a letra A transforma-se em um conjunto de sinais elétricos e percorre os “caminhos” do seu computador até ser retransformada e aparecer em seu monitor. Isso só é possível graças ao casamento da Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital.
Vejam bem, como todo casamento que é bem sucedido, deve haver diálogo. Em outras palavras, mesmo em equipamentos normalmente tidos como digitais, como os computadores e TVs, há ainda assim a presença de componentes analógicos.
Tudo bem! Já sei que neste casamento analógico e digital conversam entre si, mas o que diferencia o Analógico do Digital?
A definição clássica encontrada nos livros atribui o nome de Eletrônica Digital aos circuitos que operam com quantidades que só podem ser incrementadas ou decrementadas em passos finitos. Assim, só podemos ter números inteiros sendo trabalhados em qualquer momento ou em qualquer ponto do circuito.
A palavra digital também está associada a dígito (do latim, digitu, dedo) que está associado à representação de quantidades inteiras.
Na Eletrônica Analógica, contudo, trabalhamos com quantidades ou sinais que podem ter valores que variam de modo contínuo numa escala. Os valores dos sinais não precisam ser inteiros.
Observe a figura abaixo ilustrando a diferença entre os sinais analógico digital:
Assim:
- A Eletrônica Digital trabalha com sinais que só podem assumir valores inteiros.
- A Eletrônica Analógica trabalha com sinais que podem ter qualquer valor entre dois extremos.
Vamos ver mais alguns exemplos:
No velocímetro de um automóvel, este com ponteiro, é um exemplo de mostrador ANALÓGICO . A posição do ponteiro angular do ponteiro representa o valor da velocidade do veículo e uma variação é refletida em uma nova posição do ponteiro.
Um relógio DIGITAL, que apresenta as horas, minutos e segundos, na forma de dígitos decimais (apesar do tempo variar continuamente). O valor é apresentado em saltos de um em um segundo ou minuto.
Note que o mundo que nos cerca é praticamente todo analógico. Temperatura, pressão, posição, velocidade, tudo varia em intervalos não inteiros. Exemplo: 14,5 ºC ou 25,3Km/h....
Epa, espere aí ! Meu ar-condicionado é digital e ele tem um termostato que ajusta a temperatura do ambiente automaticamente, como isso é possível? Temperatura tem valores analógicos e o processamento é digital, como isso funciona? Bom, é preciso realizar basicamente, três passos:
- Converter as entradas analógicas do mundo real para o formato digital
- Realizar o processamento da informação digital
- Converter as saídas digitais de volta ao formato analógico
Assim, ó:
Ótimo, estamos só aquecendo. Agora vamos aprender sobre sistemas de numeração e lógica digital no próximo capítulo. Até lá!
Autor
Marcos Pizzolatto
Comentários
Postar um comentário