Nossos projetos neste curso cresceram e o interesse em torná-los definitivos e mais profissionais torna útil que aprendamos a produzir nossas próprias Placas de Circuito Impresso ou PCI (em Inglês PCB, printed circuit board).
Neste capítulo aprenderemos a usar um software para produzir o circuito e no próximo capítulo descobriremos como efetivamente imprimir, transferir, corroer , perfurar e soldar uma PCI.
Há muitos softwares para produção de circuitos, simulação e impressão das Placas de Circuito Impresso (PCI) : KiCad, OrCAD, Eagle, Spice, Protheus, Multisim, etc. Nós usaremos aqui o Protheus versão 8.
O objetivo aqui não é promover um curso específico de Protheus, antes sim, prover noções básicas do software. Além disso, existe uma vastidão de manuais gratuitos na internet para esta área. Google it!
Vamos concretizar o projeto do capítulo anterior, ou seja, a fonte de 9V. Aqui está o esquemático dela para você lembrar:
I) Iniciando o Projeto
Essa é a tela inicial do Protheus 8.0:
Para criar um novo projeto siga esta sequência:
- New Project
- Chame o projeto de fonte9v.pdsprj
- Clique em Next
- Selecione Create a schematic from the select Template : DEFAULT
- Clique em Next
- Selecione Create a PCB Layout from the select template: DEFAULT
- Clique em Next
- Deixe selecionado No Firmware Project
- Clique em Next
- Clique em Finish
Eis a sua tela:
Note que existem duas guias no topo da folha de trabalhos: Schematic Capture e PCB Layout.
Começaremos trabalhando na folha Schematic Capture para desenharmos nosso circuito.
II) Colocando os Componentes
1- Clique com o botão direito sobre a folha de dados: Place/Component/From Libraries
Ou clique diretamente no botão:
2 - Agora basta procurar os componentes digitando parte do nome no campo Keywords:
3 - Uma vez encontrado o componente basta clicar em OK.
4 – Coloque todos os componentes necessários à construção da fonte. Confira o esquema com os componentes logo acima no início deste capítulo ou, se for necessário, dê uma relembrada no capítulo anterior que descreve o funcionamento da fonte.
Agora sua folha de trabalho deve estar assim:
5 – Clique no botão Selection Mode ...
...e conecte os componentes simplesmente clicando em um dos terminais do componente a ser ligado e levando o cursor até o terminal do próximo componente. Você perceberá que uma linha segue o cursor indicando a conexão.
Agora seu projeto deve estar assim:
Agora que já estamos com o esquemático montado, vamos montar a PCI ou PCB propriamente dita:
III) Montando o Layout da PCI
1- Clique na guia PCB Layout. Eis a tela:
2 - Na barra de ferramenta do lado esquerdo selecione 2D Graphics Box Mode e desenhe uma forma retangular na folha de trabalho. Isso serve para definirmos a área da placa. Não se preocupe com o tamanho inicial, pois você poderá alterá-lo facilmente movendo suas margens.
3 – Uma vez desenhado o retângulo da área da placa, clique no botão selection mode e com o botão direito do mouse clique na margem do retângulo desenhado. Selecione Change Layer/Board Edge. Isso serve para definir nosso retângulo, justamente como sendo os limite para a PCI.
4 – Vamos colocar os componentes agora. Muito fácil. Clique no menu Tools/Auto-Placer e clique em OK na caixa de diálogo que surge.
A sua folha de trabalho deve se parecer com isto:
5 – Agora vamos deixar o Protheus criar as trilhas sozinho. Vá até o menu Tools/Auto-router ou clique no botão auto-router. Na caixa de diálogo que aparece clique em Begin Routing.
6 – Agora você pode configurar detalhes como largura de trilhas para isso clique no botão:
Para exemplificar vou mostrar como são as telas padrão e como eu as deixei. Eu modifiquei, neste caso, valores nas guias Net Classes e Defaults. Veja:
Você pode mudar os componentes de lugar para uma melhor estética e no final você deve ter algo parecido com isso:
IV) Imprimindo o Layout
A intenção ao imprimir o layout do circuito é transferi-lo para uma placa para as próximas etapas que são a transferência, corrosão, furação e soldagem.Etapas que veremos no próximo capítulo.
Como o método que usaremos é o da transferência térmica teremos que cuidar de alguns detalhes para a impressão do layout:
- O papel utilizado para impressão do layout deve ser o fotográfico. Aquele que tem um lado brilhoso. Se você não quiser gastar com o papel fotográfico pode imprimir em papel de etiqueta ou adesivo, sem as etiquetas claro, naquele lado em que o papel é, justamente, brilhoso.
- A impressão deve ser feita em impressora laser. Se você não tiver este tipo de impressora imprima em uma impressora normal de boa qualidade e depois tire uma fotocópia (genericamente chamado de Xerox). As fotocopiadoras usam o mesmo método da impressão a laser.
Escolhida a impressora e o papel vamos, enfim, imprimir nosso layout.
1- Selecione o menu Output/Print Layout. Agora atente às modificações na caixa de diálogo que aparece:
1.1 Em reflection, selecione Mirror
1.2 Em Layers;Artworks, selecione apenas Bottom Copper
Eis o resultado. Eu usei papel de etiqueta:
No próximo capítulo vamos produzir nossa placa a partir deste layout. Pratica com o Protheus, pesquise sobre ele e depois passe para a próxima etapa.
Autor
Marcos Pizzolatto
Comentários
Postar um comentário