Pular para o conteúdo principal

Transistor PUT

Vamos continuar nossos estudos sobre transistores conhecendo agora o Transistor de Unijunção Programável ou PUT. Sua função mais primitiva é gerar uma corrente de pulsos.
Vamos fazer uma lista de materiais e montar dois circuitos simples usando o PUT para que você veja isso na prática e possa comparar seu funcionamento com os transistores NPN e PNP.

Experimento 10.1
Lista de Material
- Resistores de 20K e 100K
- Capacitor eletrolítico 0,01µF
- LED
- 2n6027 transistor PUT
- Fonte de 12 V


Em nosso circuito final faremos um um led ficar piscando intermitentemente. Antes de montá-lo vamos entender o transistor programável de unijunção (PUT) e montar um circuito teste.

 

Observe no circuito o símbolo:



Ele indica que aquele ponto deve ser ligado ao Terra ou Ground, ou simplesmente ao pólo negativo da bateria. Muitas vezes utilizado para diminuir o número de linhas do circuito para que o desenho não fique visualmente muito poluído.

Eis agora , nosso circuito de teste:


A função dos resistores R2 e R3 é, justamente, fornecer a tensão limite para o Gate(G).
O resistor R1 está ali para impedir que toda a tensão da fonte não passe pelo PUT queimando-o.
E o potenciômetro é o nosso teste de entrada. Se você colocar o potenciômetro em qualquer valor de resistência superior a 2KΩ o led não acende. Qualquer valor de resistência igual ou inferior a 2KΩ, o put conduzirá e o led acende. Cuidado! Não é a resistência que faz conduzir e sim a queda de tensão sobre o potenciômetro que será menor quanto menor for a resistência, logo maior a tensão o que, por sua vez, quando for maior que a tensão aplicada no Gate, fará o PUT conduzir.

Agora que já entendemos o funcionamento, vamos melhorar nosso circuito oscilador. Vamos acrescentar a ele um capacitor para fornecer o sinal de entrada:


Simples, não? O Seu led deve começar a piscar intermitentemente. Por que isso acontece?
O capacitor irá se carregar e quando atingir a carga superior a tensão no Gate o PUT começara a conduzir.
Conforme conduz, o capacitor se descarrega e sua tensão cai abaixo do limite do Gate e o led apaga. Mas aí o capacitor começa a se carregar novamente até o limite do Gate quando o PUT conduz novamente e o capacitor se descarregara até ficar outra vez com sua carga abaixo da tensão do Gate e tudo recomeça.




Autor


Marcos Pizzolatto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacímetro com Arduino

Através da compreensão das equações de carga e descarga de capacitores faremos a montagem de um protótipo de capacímetro com uso do microcontrolador Arduino UNO.  Basicamente pode-se afirmar que após a constante de tempo t (tau) = R.C carrega-se 63,2% da carga total do capacitor. A partir desta premissa pode-se encontrar o valor do capacitor utilizando-se do tempo discorrido e um resistor base para cálculo. Caso você já tenha algum conhecimento de eletrônica ou arduino poderá ir diretamente ao desenvolvimento do capacímetro. Índice do Projeto: :: O Funcionamento do Capacitor :: Circuito RC :: O Capacímetro com Arduino :: O Arduino O Funcionamento do Capacitor Como a pilha, o capacitor possui dois terminais. Dentro do capacitor, os terminais conectam-se a duas   placas   metálicas separadas por um   dielétrico . O dielétrico pode ser ar, papel, plástico ou qualquer outro material que não. conduza eletrecidade e impeça que as placa...

Diodo, Transformador e Regulador

Vamos avançar significativamente em nosso aprendizado neste e nos próximos dois capítulos. A partir deles seremos capazes de produzir nossas próprias placas de circuito impresso. Para tanto, escolhi um projeto útil nas bancadas de projeto: uma fonte de 9V. Para podermos projetá-la teremos que conhecer três novos elementos: O Diodo, o transformador e o Regulador de Tensão. Depois disso montaremos a fonte em protótipo e nos capítulos seguintes aprenderemos a produzir o esquemático via software, bem como a impressão do layout da placa de circuito impresso e, finalmente, faremos a transferência do layout, corrosão da placa, furação e soldagem dos componentes. Vamos lá, vamos começar com listinha de compras. Não lhe fará mal comprar sempre alguns componentes de reserva. Neste nosso caso, apenas o transformador é um pouco mais caro, os demais componentes custam muito pouco. Lista de Material - Transformador rebaixador de tensão 110/220V - 18V/200mA - Capacitor eletrolític...

O Relê

Neste capítulo conheceremos o relê e depois o utilizaremos em um circuito simples conhecido como oscilador. O relê permite que se controle correntes ou tensões maiores a partir de correntes ou tensões menores.  Como se fosse um interruptor eletromagnético. A determinação do relê deve ser feita pelo sinal de entrada capaz de acioná-lo e por quanto de carga ele irá controlar. Por exemplo: DC 12V 10A 125VAC. Significa que você pode acioná-lo com 12 V CC e com isso uma carga de até 10ª e 125 V AC pode ser conectada a ele. Traduzindo. Quando você injetar 12Vde corrente contínua na bobina do relê a carga de até 10A em 125 V de corrente alternada será ligada ou desligada conforme as conexões nos terminais NA e NF forem efetuadas. Vamos praticar para entender melhor. Experimento 8.1 O Oscilador com relê Este experimento da forma como está construído não tem muita aplicação prática, mas lhe permitirá entender melhor o funcionamento do relê. Lista de Materia...