Pular para o conteúdo principal

Curso de Eletrônica


Sempre que tentei aprender eletrônica (e eu tentei realmente muito) me deparei com materiais acadêmicos enfadonhos que me tiravam o prazer do "fazer" e a vontade de aprender.
Comecei fazendo trabalho de formiga operária coletando migalhas aqui e acolá pela internet e pelas velhas revistas de eletrônica. Até que por fim decidi que era ora de produzir algo mais organizado com uma linguagem criativa e estimulante.
Bom , cá está. Este blog irá reproduzir esta minha experiência de aprendizado de eletrônica de forma prática e concisa sem , contudo, descuidar da fundamentação técnica.

Aqui está um índice das publicações do curso:

Montando o Laboratório
Para aprender eletrônica na prática é preciso um ferramental mínimo para seu laboratório/oficina.
Não precisa sair comprando tudo que o cara do balcão te disser pra comprar e é sempre bom dar uma pesquisada antes.

Noções Básicas
Em nosso cotidiano estamos acostumados a medir grandezas escalares como a distância em metros ou quilômetros, a massa em gramas ou quilogramas ou a temperatura em graus Celsius. Em eletrônica devemos fazer o mesmo com as três unidades básicas ao estudo da eletrônica : TENSÂO, RESISTÊNCIA e CORRENTE.

Primeiros Circuitos
Vamos agora, provocar um curto-circuito em uma pilha. Para este experimento você precisará de algumas coisinhas...

Realizando Medições
Neste capítulo vamos aprender a realizar nossas primeiras medições em circuito.Vamos começar alterando nosso circuito do capítulo anterior...

Associação de Resistências 
Se precisasse de um determinado valor de resistência, mas não possuísse o resistor equivalente ou desejasse saber a resistência total de um circuito composto por várias resistências como procederia?
Bom, é mais simples do que pode parecer. Basta conhecer as associações em série e em paralelo para resistências.

Variando Tensão e Corrente
O objetivo agora é fazer variar a tensão e corrente em um circuito simples através de um potenciômetro, bem como fazer a nossa primeira solda.

Circuitos RC
Sabe aquela luzinha que acende quando você abre a porta do carro e ela vai se apagando aos pouquinhos? Pois é, aquilo é um circuito RC e é ele que vamos experimentar nesse capítulo. Para tanto, teremos que conhecer mais um componente: O capacitor.

O Relê
Neste capítulo conheceremos o relê e depois o utilizaremos em um circuito simples conhecido como oscilador.

Transistor
O transistor pode trabalhar com uma chave de fluxo de corrente, exatamente como o relê só que ele é muito mais versátil que o relê.

Transistor PUT
Vamos continuar nossos estudos sobre transistores conhecendo agora o Transistor de Unijunção Programável ou PUT. Sua função mais primitiva é gerar uma corrente de pulsos.

Circuitos com Transistores
Vamos agora desenvolver circuitos usando os transistores bipolares e os PUT. Assim, poderemos vê-los em uma aplicação prática.

Diodo, Transformador e Regulador
Vamos avançar significativamente em nosso aprendizado neste e nos próximos dois capítulos. A partir deles seremos capazes de produzir nossas próprias placas de circuito impresso.

Como fazer Layout de PCI
Nossos projetos neste curso cresceram e o interesse em torná-los definitivos e mais profissionais torna útil que aprendamos a produzir nossas próprias Placas de Circuito Impresso ou PCI (em Inglês PCB, printed circuit board).

PCI por transferência térmica
No capítulo anterior aprendemos a produzir um esquemático de circuito e gerar a impressão do layout dele a partir do software Protheus. Agora nós vamos fazer a transferência térmica do layout impresso para a placa, efetuar a corrosão, a furação e a soldagem dos componentes.

Eletrônica Digital : Introdução
O que acontece de fato, na prática, quando você aperta a tecla correspondente à letra ‘A’ no seu teclado? A letrinha calça seu chinelinho e sai correndo do teclado indo se grudar no monitor?

Eletrônica Digital : Sistemas de Numeração
Em nosso dia a dia utilizamos sistemas de numeração para mensurar nosso universo analógico. Especificamente, o sistema decimal, ou seja, com a combinação dos símbolos de 0 a 9 representamos todas as grandezas que nos são conhecidas.

Eletrônica Digital : Álgebra de Boole
George Boole (1814-1864), matemático e filósofo britânico, no século XIX investigou as leis fundamentais das operações da mente humana ligadas ao raciocínio e criou a Álgebra  Booleana, base da atual aritmética computacional.

Circuitos lógicos combinacionais
Podemos aplicar diversos sinais de entrada a uma função lógica, bem como todas as suas combinações possíveis, e a expor sua saída correspondente em uma tabela...

Circuitos Integrados
O Circuito Integrado ou abreviadamente CI, é um dispositivo eletrônico que reúne diversos componentes em uma única peça e executa diversas tarefas avançadas. No entanto, se você pegar o CI de um computador, por exemplo,  e remover sua carcaça, não verá componentes comuns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transistor PUT

Vamos continuar nossos estudos sobre transistores conhecendo agora o Transistor de Unijunção Programável ou PUT. Sua função mais primitiva é gerar uma corrente de pulsos. Vamos fazer uma lista de materiais e montar dois circuitos simples usando o PUT para que você veja isso na prática e possa comparar seu funcionamento com os transistores NPN e PNP. Experimento 10.1 Lista de Material - Resistores de 20K e 100K - Capacitor eletrolítico 0,01µF - LED - 2n6027 transistor PUT - Fonte de 12 V Em nosso circuito final faremos um um led ficar piscando intermitentemente. Antes de montá-lo vamos entender o transistor programável de unijunção (PUT) e montar um circuito teste.   Observe no circuito o símbolo: Ele indica que aquele ponto deve ser ligado ao Terra ou Ground, ou simplesmente ao pólo negativo da bateria. Muitas vezes utilizado para diminuir o número de linhas do circuito para que o desenho não fique visualmente muito poluído. Eis agora , ...

Circuitos Integrados

O Circuito Integrado ou abreviadamente CI, é um dispositivo eletrônico que reúne diversos componentes em uma única peça e executa diversas tarefas avançadas. No entanto, se você pegar o CI de um computador, por exemplo,  e remover sua carcaça, não verá componentes comuns. Ocorre que os atuais CIs não utilizam componentes como aprendemos até agora. Tais componentes são grandes e resultariam em um CI enorme. Dê uma olhada neste CI. Eles são assim por dentro:  Neste capítulo veremos CIs que implementam funções lógica como as que estudamos nos capítulos anteriores.  Agora de uma olhada nessas duas figuras abaixo: O que você está vendo acima são dois  Circuitos Integrados  ou CI. Eles têm esse nome porque  Integram  em uma única peça funções lógicas. Na primeira imagem (7408) repare que os terminais dos componentes correspondem a 4 portas AND, enquanto a segunda figura (7432) tem representadas 4 portar OR. Os outros pinos são o ter...

Eletrônica Digital :Álgebra de Boole

George Boole (1814-1864), matemático e filósofo britânico, no século XIX investigou as leis fundamentais das operações da mente humana ligadas ao raciocínio e criou a Álgebra  Booleana, base da atual aritmética computacional. Enquanto que a álgebra tradicional opera com relações quantitativas, a álgebra de Boole opera com relações lógicas. Enquanto que na álgebra tradicional as variáveis podem assumir  qualquer valor, na álgebra booleana, as variáveis, aqui denominadas por variáveis binárias, apenas podem assumir um de dois valores binários, “ 0”  ou “ 1” . Estes valores binários não exprimem quantidades, mas apenas, e somente, estados do sistema. Vamos simplificar isso. Dê uma olhada no circuito abaixo. Nele existem quatro interruptores e uma lâmpada. Quando essa lâmpada irá acender? Ora, ela só irá acender quando todos os interruptores estiverem ligados. Neste circuito cada interruptor só pode apresentar uma de duas posições: ligado ou desligado. Ago...